Lançada em novembro de 2021, esta plataforma constrói relacionamentos entre financiadores e propriedades rurais aptas para restauro. Um de seus objetivos, além da promoção da restauração ecológica, é a promoção da regularização ambiental de propriedades rurais com pendências ambientais.
“Identificamos soluções técnicas, jurídicas e econômicas e oferecemos aos interessados um cardápio de ações que podem ser realizadas em prazos reduzidos se comparados aos trâmites judiciais convencionais”, afirma André Lima, um dos coordenadores do projeto. “Desenvolvemos um método inovador de conciliação para os processos judiciais e extrajudiciais fazendo com que a restauração florestal ou sistemas agroflorestais, de fato, sejam implantados”, completa Leonardo Sobral, gerente florestal do Imaflora, que também faz parte da coordenação.
Um Só Planeta, junho de 2022
A plataforma, patrocinada pelo fundo do governo britânico Partnerships For Forests, pretende promover a restauração de 5 mil hectares em cinco anos. A partir de 2027 a meta é restaurar 2 mil hectares por ano.
“Nós fazemos todos o processo de projeto: ir até a propriedade, dimensionar a restauração, a qualidade da vegetação que se quer, quais espécies, fazer uma estimativa dos serviços ambientais e de carbono, tudo isso está envolvido”, afirma o coordenador do hub.
G1 Globo/ São Paulo, novembro de 2021
Saiba mais
- H2A Hub Agroambiental
- Youtube
- “Projeto localiza produtores rurais com problemas judiciais para acelerar recuperação ambiental de áreas desmatadas em SP” – reportagem de Patrícia Figueiredo para o G1 Globo/ São Paulo – 24/11/2021
- “Serviço inovador ajuda a acelerar processos de restauração florestal” – artigo de Angélica Queiroz em Um Só Planeta, 15/6/2022
Localização:
Telefone: